Sunday, October 23, 2005

Matem os sinais de trânsito

Nota do Autor: Não era esse texto que eu queria escrever. Tá meio cru, meio...sem o tom certo. Pode ser que haja mudanças depois.

Boa leitura e obrigado!!!

A segurança pública é um problema sério – e isso todo mundo sabe. Chega a ser óbvio, de tão óbvio.
Não podemos mais sair de casa tranqüilos, não sabemos se vamos estudar, trabalhar, nos divertir, ou o que seja, e voltar vivos. Não sabemos se vamos ser assaltados no ônibus, na rua, se vamos para a Lapa e não vamos morrer, ou se vamos abrir a porta de casa para a empregada e vai ter um assaltante escondido na lixeira, que vai pular (o assaltante, não a lixeira!) de arma em punho e pedir para levar a geladeira.
Também não sabemos se vamos parar o carro num sinal de trânsito e vai vir um assaltante bater com a arma no vidro da janela, pedindo para levar a bolsa, o anel, o sapato, ou quem sabe, o volante. Hoje em dia, é capaz dele levar até o pedal, se você não tiver nada de mais útil. (Leve tom de deboche).
Embora todo mundo saiba disso, insiste-se em arrumar soluções simples para um problema complexo, que envolve toda a estrutura de uma sociedade. Insiste-se em tapar o sol com a peneira, como foi esse referendo sobre a venda de armas.
Sem entrar em detalhes: sou a favor do desarmamento voluntário, e meu voto hoje não teve como idéia o ‘sim’ ou o ‘não’. Acho que a pergunta não é a que foi feita, e a resposta não é nem sim nem não. Enfim...
Eu falava das soluções simples. As armas de fogo matam demais? Então tire as armas. Dê uma canetada, arranque o instrumento das mãos da pessoa, e você vai resolver o problema. Pronto.
(Atenção: adicione um tom de ironia e deboche aos próximos dois parágrafos. Obrigado(a).)
Se for assim, acho que deviam acabar com os sinais de trânsito, também. Saiam por aí arrancando todos, um por um. Embora ajudem o trânsito a fluir, são uma espécie de “concessionária informal”. O assaltante fica quietinho, de arma na mão, esperando os carros pararem. Ele só tem o trabalho de olhar, escolher e levar. Embora, às vezes, eles prefiram ficar só com os brindes.
A culpa é dos sinais de trânsito, sim. Eles obrigam os carros a parar. É um absurdo. E ainda causam engarrafamentos!
Arranquem e matem todos os sinais de trânsito da cidade, e vamos resolver o problema dos assaltos a carros em sinais de trânsito.

No comments: