Friday, April 09, 2010

Ni Fu, Ni Fa

Tenho escutado bastante o grupo de rock espanhol Ska-P, que como o nome já diz, é uma banda basicamente de Ska Punk, com algumas vertentes mais "rock clássico tradicional não-gritado". Criticado por se dizer anarquista e anti-capitalista e ao mesmo tempo ter contrato com uma afiliada da Sony/BMG, o grupo canta letras duras, criticas, que possuem uma ideia de "destruir a sociedade atual" e fazer uma espécie de "revolução".

Independente da polêmica, são boas letras, algumas, para fazer pensar. Essa aí embaixo chama Ni Fu Ni Fa (algo como "não fede nem cheira"), e contém algumas ideias interessantes para se pensar em um ano de campanha eleitoral. A tradução/adaptação foi feita por...mim.

Toca o sinal, está tudo preparado, os trabalhos vão começar
Já se pode respirar a campanha eleitoral
Mais cartazes, televisão e rádio contaminam a cidade
Com sua simpatia querem nos enrolar

Mais debates chatos sem credibilidade
Por trás dessa cara angelical se esconde algo mais
Depois de votar, tudo terminado, você não interessa mais
Seus olhos não brilham mais - até a próxima, cara!

Ni Fu Ni Fa
A democracia vira uma bobagem
Você só pode escolher sem opções
Se não está com os grandes, eles vão te esmagar
Toma voto inútil

A cada quatro anos te dão a oportunidade
De votar em branco ou negro, não se pode escolher mais
Submisso como um peru de Natal esperando o dia seguinte, estou
Aguardando o milagre

Nenhum de vocês pode me representar
Me dêem democracia em que eu possa participar
Nos enganam com uma bobagem, essa quimera da liberdade
É tudo besteira!

A roleta gira e gira...

Ni Fu Ni Fa
A democracia vira uma bobagem
Você só pode escolher sem opções
Se não está com os grandes, eles vão te esmagar
Para mim o voto útil, ni fu ni fa...

Ni fu ni fa...

Preparados para jogar
A roleta vai começar
Venham, joguem e percam, já não vão mais!

No comments: