Monday, August 28, 2006

Quem canta...seus eleitores espanta?

O tempo me falta. Essa vida de quase-pseudo-talvez-um-dia-jornalista não me permite sentar e assistir à propaganda eleitoral na tv, como sempre fiz. Seria por hábito? Também. Mas gosto de saber o que andam pensando nossos políticos. Antes, gostava de ver para sonhar com um país melhor. Amadureci e agora vejo para me divertir, e ver como certas pessoas são extremamente cara-de-pau.
Mas como eu disse no começo, me falta tempo para assistir à tv. Por uma coincidência do destino, a propaganda eleitoral no rádio é de 7 às 7h50 da manhã, e tenho ouvido os programas enquanto tomo café. Não ria. É tão divertido quanto ouvir as notícias do dia.
Pois bem, o rádio tem uma dinâmica diferente da TV. Não há imagens - por isso os políticos precisam recorrer à voz, se apresentar antes de falar e colocar um apresentador, que o chama e diz "Bom dia, fulano". Certo? Errado. Tem uns que esquecem de se apresentar e saem falando. Aí é ótimo, fica aquela voz do além. Divertidíssimo.
O melhor de tudo é que a maioria dos candidatos majoritários e ao senado usam musiquinhas - os famosos jingles eleitorais. Pois bem, vamos ver o que os nossos candidatos andam cantando.
Hoje a análise é sobre os candidatos ao Senado Federal. Aqui no Rio, concorrem Jandira Feghali (PCdoB), Francisco Dornelles (PP), Ronaldo Cezar Coelho (PSDB) e Alfredo Sirkis (PV) pelos partidos maiores. O resto não sei direito: parece que o PSTU lançou a Dayse, e tem uns outros aí. Mas por hora fico só com os grandes mesmo.
O jingle da Jandira Feghali, a primeira colocada nas pesquisas, é 'clássico' e fica martelando na cabeça:

Jandira
Feghali
Senadora de todo o Rio!
Jandira
Feghali
Senadora de todo o Rio!


Lembrem-se que a eleição para senador envolve todo o estado, e existe uma "rivalidade" entre interior e capital. E claro, Jandira é a "senadora da capital". Será que esse jingle não quer fixar o nome dela e passar a idéia de que é uma senadora de todo o estado?
O jingle do segundo colocado tem um foco totalmente diferente, vejam:

Está entrando no ar a Rádio 111. A rádio de Francisco Dornelles senador! Este ano você vai votar e escolher apenas um senador. Então lembre-se: vote um, um, um, vote Dornelles!

Na hora de votar pro senado só tem um
Um um um
Pro senado só tem um é Dornelles
Um um um
Pro senado só tem um!
Guarde isso na memória
Dornelles é que tem história
Um um um
Pro senado só tem um é Dornelles
Um um um
Pro senado só tem um!


Repare na brincadeira entre o "um" do número, o "um senador", o "um" como sinônimo de "único" e por último, o próprio número do candidato, 111. A idéia desse jingle é fixar o número e dizer que Dornelles é o melhor, o único que deve ser escolhido.
O jingle de Ronaldo Cezar Coelho é completamente diferente dos outros dois. Observe:

Eu sou Rio
Eu sou Ronaldo
Mais compromisso...
E menos papo (é!)


É curto como o de Jandira, mas a idéia passada aqui é que o candidato é de fazer, não é de falar. E a própria música brinca com isso - porque passa a mensagem em poucas palavras.
Por último, o de Alfredo Sirkis, do PV, é o mais inteligente de todos, mas ao mesmo tempo, o mais difícil de entender:

Eu vou de 433
Sirkis!
Eu vou de 433
(vou votar pra senador)
Sirkis
Eu vou de 433...


Para quem não entendeu: o número do candidato é 433, o mesmo de uma linha de ônibus que liga o Leblon a Vila Isabel. Aí brincaram com o número, tipo, "vou de 433" seria o mesmo que "pego o 433", "escolho o 433", num duplo sentido ônibus e candidato. Apesar de inteligente, é problemático: quem mora fora da capital não vai entender a brincadeira.
É isso aí, não voltaremos a qualquer momento com mais bobagens e análises eleitorais. Um abraço!

No comments: