Saturday, February 05, 2005

Os espertos e o idiota

Acabei de ouvir essa história e queria dividir aqui com vocês.
Vou propor um jogo: leiam atentamente e depois, no final, perguntem a si mesmos quem era o esperto e quem era o idiota.
Em certa cidade, existia um grupo de pessoas que se divertia (me desculpem o termo) sacaneando os outros. Viviam pregando peças em um, em outro, tirando sarro, fazendo brincadeiras de mau gosto, rindo às custas daqueles que eles chamavam de “otários”.
Resolveram, um dia, fazer uma brincadeira com aquele que foi eleito por eles “o otário mor”, o “mais bobo”, o “idiota completo”. Todos os dias eles o chamavam para o bar da cidade e colocavam duas notas de dinheiro na mesa à sua frente: uma de um real, outra de cinqüenta reais, e diziam que ele podia escolher. O “otário” pegava sempre a de um real, o que era motivo de riso e chacota por parte do grupo de “espertos”.
Certa tarde, não se agüentando de tanto rir e não conseguindo entender o porque do “otário” só pegar a nota de um real, um cara do grupo dos “espertos” chegou e disse assim:
— Escuta aqui. A gente todo dia coloca duas notas na tua frente, e você sempre pega a de um real! Assim não tem mais por onde ser burro!
— É, não tem mesmo. Vocês não tem mais por onde ser burros!
— O que?
— Sabe de uma coisa? O otário aqui não sou eu não.
— Como não?! Se você tem sempre duas notas de menor valor e sempre pega a menor?!
— Isso é ser otário? Pra mim, isso é ser esperto.
— Hã?
— Se eu pegar a nota de cinqüenta, a brincadeira acaba. Pegando a de um, estou ganhando um real todo dia, muito mais do que se pegasse a de cinqüenta.
Quem era o esperto e quem era o idiota?

No comments: